Eu sou um espírito muito mais observador do que participativo. Se você está numa conversa e alguém diz algo, o primeiro reflexo é pensar se concorda ou não com o que é dito. O segundo reflexo é refletir sobre aquilo e formular uma resposta. Tudo isso, é claro, numa equação sináptica que demanda alguns poucos milésimos de segundo, pois vivemos em tempos de conversas rápidas e eloquentes.

Por isso, talvez, eu seja observador. Ao invés de focar a conversa em mim, no meu ego, no meu concordar ou não, eu apenas observo e tento entender os caminhos que levaram a pessoa a chegar àquela conclusão. Tento entender, independente de eu concordar ou não, os meandros e as relações que tornaram aquela pessoa adepta daquilo que ela diz, despido da responsabilidade de responder ou julgar certo ou errado.

E as rodas de conversa se formam, e as mesas de bar se enchem, e eu apenas observo as pessoas. Meu maior problema, e talvez maior virtude, é que eu observo a mim mesmo diferente de como as pessoas me observam. Ao sair de casa, me olho no espelho e vejo um Eu. No espelho do elevador, já sou outro. No reflexo do celular, um terceiro. A luz, o ângulo, o ambiente: nunca consigo olhar a minha cara e ver a mesma de antes.

Não sei, portanto, se sou bonito ou não. No espelho de casa pareço bastante, mas no do elevador nem tanto, no do celular, então, que moleque feio! E nas conversas, então? É fácil ficar calado e observar os demais, mas como eles me observam? Como um silencioso que por vezes afere algum sopro de sabedoria, ou apenas um lesado?

Minha completa ignorância sobre o que eu aparento – entendam: sei exatamente o que sou; não faço ideia do que aparento ser – alicerça minha autoestima, que quando não ínfima, cambaleia mais que bêbado de manhã.

Gosto de pensar que estou evoluindo. A sabedoria vem do silêncio, dizem, e a certeza se segue à dúvida. Mas por vezes essa completa inaptidão nos relacionamentos me faz pensar que trilho um caminho a largas passadas pra ser um eterno solitário.

sou essa alma inacabada a construir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s