Vivemos sobre a eterna crença de que nunca morreremos. Se antes de agirmos, se antes de toda e qualquer atividade, pensássemos no fato de que morreremos um dia e que todos ao nosso redor também morrerão, nunca faríamos nada. Estudamos para, no futuro, trabalharmos. Trabalhamos para, no futuro, termos dinheiro. E temos dinheiro para, no futuro, termos conforto. A única certeza quanto ao futuro, no entanto, é a morte. Por que, então, as pessoas tem medo da morte?

A morte nos assusta pelo fato de ser desconhecida. Se soubéssemos o que ocorrerá, não teríamos medo de nos sentir arrependidos pelo que fizemos ou pelo que não fizemos, não teríamos sequer medo de não sentir nada. Saberíamos o que esperar e, portanto, viveríamos de acordo com a única certeza que temos em vida.

O que me faz pensar, no entanto, é que quanto mais eu fico velho, menos eu sei da vida. Quanto mais conceitos e certezas eu tenho, mais eles fomentam as dúvidas e incertezas. E isso não é ruim – uma boa resposta é a que levanta duas dúvidas. Ela nos faz pensar, no faz questionar e nos mantém eternamente ávidos por saber mais. E, quanto mais sabemos, mais percebemos que não sabemos o suficiente, de forma que, quanto mais inteligentes, mais reconhecemos nossa burrice, o que me leva a crer que, se tememos o desconhecido, quanto mais conheço a vida, mais tenho medo da vida.

Não é a toa que os burros, os ignorantes e os idiotas são os que invariavelmente se dão tão bem nela. Quantas vezes não observei do escanteio ignorantes subirem na vida? Quantas vezes não vimos chefes mais burros que empregados?  Quem nunca se perguntou por que o Neymar ganha tanto e Freud ganhava tão pouco?

Os inteligentes tem medo da vida.

E ela não os perdoa por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s